O conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo e a compreensão e desenvolvimento do tema proposto fazem parte da Competência 2 de avaliação da Redação do ENEM: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Assim, decidi que seria melhor completarmos o conteúdo relacionado à estrutura da dissertação e análise de temas antes de desenvolver melhor a argumentação, que também é critério de avaliação da Competência 3. As propostas de redação serão as mesmas da semana passada, seguindo a mesma linha: vocês podem escolher um dos temas para desenvolver a redação completa (introdução, desenvolvimento e conclusão) ou escolher uma das introduções que foram feitas para dar continuidade, com desenvolvimento e conclusão do texto.
Sugiro que leiam "A redação no ENEM 2013 - Guia do participante", é um texto fácil de ler que explica de forma detalhada os critérios de avaliação e a forma como a redação deve ser feita. O texto está disponível no próprio site do Inep, e pode ser acessado pelo link: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf. Para os alunos que tiveram aula semestre passado no pré-vestibular, muito do conteúdo será semelhante, mas neste semestre tentarei organizar as aulas de forma que estejam de acordo com as competências do ENEM, que é o foco atual.
Para lembrar, os temas sugeridos foram:
- ENEM 2011: VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
- ENEM 2010: O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA
- ENEM 2009: O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL
- ENEM 2007: O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário