terça-feira, 24 de setembro de 2013

Redação - Introdução

Slides sobre Introdução.
http://www.slideshare.net/CynthiaFunchal/introduo-26503793
Obs: Não tive tempo ainda de citar as fontes, mas atualizarei os slides com elas o quanto antes.


Proposta de redação:
Meia-entrada: Você é contra ou a favor? Por quê?
Ou: Meia-entrada: direito ou privilégio? (sugestão para alunos e alunas do Pré-PAS III)

Projeto de lei que tramita no Congresso nacional limita a concessão da meia-entrada para estudantes, jovens de baixa renda, portadores de necessidades especiais e idosos, a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento cultural e esportivo. Há muito tempo, existe uma polêmica em torno da meia-entrada para estudantes no Brasil. Artistas e empresários da área afirmam que têm de aumentar o preço dos ingressos para poder arcar com o custo do benefício e reclamam da ingerência do Estado no mercado. Os estudantes reivindicam seu direito adquirido. Gestores de políticas públicas alegam que o preço é pago por adultos, que têm renda maior, num gesto de solidariedade social necessária ? a qual, portanto, deve ser obrigatória. E você, o que pensa disso tudo? É a favor ou contra a meia-entrada? Por quê? Antes de escrever, leia com atenção os textos abaixo, que podem ajudá-lo a refletir sobre o tema.


Textos de apoio e fonte da proposta: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/meia-entrada-voce-e-contra-ou-a-favor-por-que.jhtm

Redação - Conclusão

Slides sobre Conclusão na redação do ENEM, com proposta de intervenção.
http://www.slideshare.net/CynthiaFunchal/concluso-26501214


Proposta de Redação:
Elabora uma conclusão, com proposta de intervenção, para o seguinte texto:

O valor da diferença
O desafio de se conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário. Diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com frequência no mundo globalizado, é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.
Diariamente, nos deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões e classes sociais. Muitas vezes, são nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivência enriquece nossas vidas, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornando pessoas mais fraternas. Porém, nem sempre essa relação acontece facilmente. Fatos divulgados pela mídia nos mostram que, para alguns ainda, a simples diferença fenotípica gera discriminação e violência, como no caso do brasileiro que foi confundido com um terrorista em Londres. Ele foi brutalmente exterminado pela polícia inglesa por ter feições diferentes da maioria dos britânicos.


Fonte: Redação nota 10 do ENEM (http://www.mundovestibular.com.br), com adaptações.